Esta WebQuest foi planejada e executada pelas professoras de informática da
Escola Thereza Mazzolli (Profª Araciara) e da Escola Wittich Freitag (Profª Elaine)
1º Passo: Apresentar a WebQuest para os alunos na sala informatizada.
No projetor os alunos foram apresentados à WebQuest e iniciaram a coleta dos dados nos sites definidos.
Nesta aula foram socializadas as pesquisas para o grupo.
A apresentação do trabalho que será desenvolvido através da WebQuest provocou nos alunos um interesse maior no trabalho.
A pesquisa com um roteiro também colaborou bastante na pesquisa, pois orienta os alunos de forma que não percam o "foco" da pesquisa.
2º Passo: Construção em sala de Aula do Painel das Embalagens
Uma das tarefas era construir um painel com as embalagens trazidas de casa. Cada aluno trouxe e recortou as embalagens preservando os símbolos da reciclagem presentes em cada uma. A turma então foi colando no papel craft as embalagens formando um grande painel e expondo em uma parede de grande circulação dos alunos da escola.
Toda a turma está envolvida com o trabalho. Compreendem exatamente qual etapa do trabalho que estão e o que ainda irão precisar fazer. Muito produtivo!
3º Passo: Pesquisa na Internet para Construção dos Cartazes
Os alunos aproveitaram a internet e buscaram imagens para ilustrar os cartazes que construirão em grupos na sala de aula. Muitos desses alunos nunca haviam usado o google imagens para essaz finalidade.
4º Passo: Elaboração dos Cartazes
Antes de mais nada afoi importante explicar os procedimentos de "como fazer cartazes": tipo de letra, gravuras bem recortadas, organização e capricho.
Em equipes eles organizaram as gravuras pré-selecionadas e impressas na sala informatizada sobre as cartolinas.
Foram estipulados então três tipos de cartazes:
1º Cartaz dos Símbolos da Reciclagem
2º Cartaz das Cores da Reciclagem
3º Cartaz do tempo de decomposição na natureza.
Após a elaboração os cartazes foram colados na parede da escola para divulgação para os demais alunos.
Os alunos ficaram muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido por eles. O grau de envolvimento da turma refletiu na qualidade dos trabalhos.
![]() |
CONSTRUINDO OS MAPAS CONCEITUAIS:
1º Passo: Construção do mapa conceitual coletivamente na sala de aula.
O assunto "reciclagem" foi muito bem trabalhado através da WebQuest Reciclagem.
Com o conteúdo bem compreendido, em sala de aula foi feito coletivamente no quadro o Mapa Conceitual.
Os alunos foram ajudando a montá-lo de acordo com os conceitos que tinham aprendido. Depois do Mapa pronto, lemos e fizemos alguns ajustes necessários.
2º Passo: Mapa Conceitual no Laboratório de Informática
Neste segundo momento expliquei para a turma o uso do software CmapTools demonstrando no datashow.
Depois cada dupla foi reproduzindo o seu Mapa Conceitual feito previamente na sala de aula.
A turma adorou esta ferramente. Acharam muito mais fácil de fazer no computador, do que no papel. Aprenderam a colorir as caixinhas de conceitos, mudar a letra, o plano de fundo etc...
No final imprimimos todos e fizemos um grande mural para socializar com as demais turmas o conteúdo aprendido.
19 comentários:
Professora Elaine e Araciara, prarabéns pelo lindo trabalho que desenvolveram, esta é uma verdadeira e rica aula para nossos alunos curiosos e espertos. Parabénsssssssssssssss Mesmo!!!
Achei o trabalho muito interessante.
Aluno André - 5º B
Eu gostei de fazer esse trabalho
Elaine - aluna do 5º B
eu gostei de fazer esse trabalho por que eu apreidi coisas novas,aprendi a criar maquetes e gostei porque eu
fiz o trabalho com meus amigos
Gabriel----aluno 5ºB
eu gostei desse trabalho porque eu me diverti muito montando a maquete e apreindi mais sobre o relevo
Higor---5°B
Gostei de fazer esse trabalho porque aprendemos coisas novas, esse trabalho tambem foi legal de fazer.
Larissa Tonolli5º
EU ACHEI BEM LEGAL E INTERESANTE PORQUE APRENDEMOS MUITAS COISAS FOI MUITO LEGAL
Eu gostei de fazer esse trabalho porque aprendemos coisas novas sobre reciclagem,fizemos várias pesquisas,usamos a sala de informática e foi bem divertido porque toda a nossa sala colaborou e os trabalhos ficaram lindos.E foi muito bom mesmo aprender sobre a reciclagem e agora podemos praticar tudo que aprendemos.
Ana Luíza-aluna do 5°ano B
Eu gostei de fazer esse trabalho porque nos usamos a imformatica aprendemos coisas que a gente não sabia fazer,conhecemos coisas novas, a nossa sala também colaborou,aprendemos a reciclagem,aprendemos a separar os lixos e não jogar lixo na rua
Rayan Felipe Amancio-aluno do 5º B
eu gostei de fazer esse trabalho porque aprendemos coisas novas e diferentes.
nayara-5°B
Eu gostei muito de fazer esse trabalho porque eu aprendi uma nova atividade e foi divertido.
Maria Vitória-5ºB
Eu gostei de fazer essa trabalho porque nós uasamos a sala de informatica,aprendemos muitas coisas que nos não sabia aprendemos a reciclar e não jogar lixo na rua e reciclar muitas coisas que nos jogamos na rua.
Lucas Zella-aluno do 5º B
eu beatriz gostei muito desse trabalho porque:Nos usamos a sala de imformatica e tambem aprendemos uma coisa nova eu gostei muito.
5 ano b.
Aluna: beatriz sasso
EU GOSTEI MUITO PORQUE APRENDEMOS MUITAS COISAS SOBRE A RECICLAGEM.
NOME:ERICA ALUNA DO 5 ANO B
Eu gostei desse trabralho porque aprendi muitas coisas novas como:reciclagem e fizemos um mapa conceitual e eu gostei muito.
Lidiane 5°b
Eu gostei muito de participar dos projetos da professora Elaine é muito interessante e legal demais.
Carlos - aluno do 5º B
eu rafaela aluna do quinto ano b gostei desse trabalho por que:ELE FOI MUITO CRIATIVO E FICOUB MUITO BACANA
5 ANO B
ALUNA-RAFAELA-5 ANO B
Eu gostei porque eu aprendi coisas diferentes e tambem porque a gente fez na sala de informmatica.
Maria Clara 5ºano
Adorei realizar esse trabalho com vocês turma! Participaram e realizaram as atividades com dedicação! Parabéns!
Com carinho Prof. Elaine.
Postar um comentário